sexta-feira, 22 de junho de 2012

quando os bebês começam a enxergar as cores?


"Sabia que a primeira cor que o bebê enxerga é a laranja ?!" Me disse o amigo Claúdio Machado. Franzi a sobrancelha, e ele continuou: " percebi  isso com minha filha, a decoração do quarto era do Mickey e sua turma, e ela só olhava pro Pluto!"

Eu não sabia disso, o que sei é que os bebês não enxergam direito ao nascer, pois a visão é desfocada. O recém nascido também só consegue focar os objetos a uma distância de  +- 20 a 30 centímetros. Por isso, devemos ficar bem pertinho ao falar com eles!


Até os 3 meses os bebês não conseguem diferenciar as cores, mas conseguem distinguir o claro e o escuro. E a partir dos 6 a 8 meses de idade, eles enxergam quase tão bem quanto nós, por isso o primeiro ano de vida é uma experiência tão incrível para os bebês!

Abaixo alguns links com textos sobre o desenvolvimento do sistema visual do bebê e como ele vai amadurecendo gradativamente, tanto no que diz respeito do tamanho do olho, quanto ao que se refere as conexões junto ao sistema nervoso central.

http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/visao/
http://www.oftalmopediatria.com/texto.php?cs=1
http://www.clicfilhos.com.br/ler/421-Como_enxergam_os_beb%C3%AAs

Ah proposito, não achei em nenhum lugar dizendo da cor laranja como a 1ª cor a ser percebida pelos bebês, mas em todo caso, acho que  não é a toa que a cor da identidade visual e do uniforme do Claúdio Machado, fotografo especialista em bebês é laranja:-) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário