quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cadê a Funchicórea? A Anvisa Proibiu!

Quando achava que ainda
tinha algum controle 
A 1ª vez que ouvi falar de funchicórea foi na aula de yoga, uma grávida perguntou a opinião a professora. Ela foi contrária ao uso, e eu não tinha a menor ideia do que estavam falando. Fadinha comentou tranquilamente: "não se preocupe, vc ainda vai ouvir falar muito disso".

E foi assim quando Alice nasceu, muitas pessoas falavam e muito eu li sobre o  medicamento fitoterápico. As opiniões são diversas e variadas, é só dar um google que você tem assunto pra mais de mês...

Na nossa 1ª consulta com o pediatra, ele indicou molhar a chupeta na funchicória pra "acalmar o bebê". Eu detestei ouvir aquilo, não queria dar nem chupeta quanto mais molhada com o pozinho "mágico". Quase troquei de pediatra por causa disso.

Depois de 72 anos, proibida!
O caso foi que qd as cólicas começaram, eu fazia shantala, exercício da bicicleta com as perninhas, esquentava a fraldinha, segurava de bruço massageando a barriguinha, enfim...fiz de um todo e todos os dias +- as 17h lá vinha a maldita mesmo assim.

Então me rendi ao medicamento, e a quando a crise era muito aguda usava o pozinho! Como não dava chupeta, dissolvia na água e dava na colher ou copinho. Ao completar 2 meses, as cólicas sumiram como por milagre;)

E eu parei de usar o fitoterápico, ou quase. Se Alice acordava de madrugada e colo, musiquinha, chamego... não a acalmavam, usávamos a funchicorea na chupeta.

 Ah a esta altura tb já tinha me rendido a chupeta ehehehe, não vou me alongar aqui, isso é papo pra outro post, só vou dizer que, o que planejamos antes do filho nascer não é necessariamente o que faremos !!! Mas tudo bem não teria graça se tudo funcionasse como pensamos, não é? Enfim, usei pouco e com medo.

Edu Moscovis, pai gato
 e desesperado 
Mas quanto a pergunta do título? Algumas semanas atrás começei a ver mães perguntando sobre funchicórea nos grupos do face. O começo foi algo tímido: "alguém tem funchicórea pra vender?" Depois passou a algo mais dramático: "Pago qq valor, busco em qq lugar no Rio".

Pouco tempo depois veio a resposta: o medicamento teve seu registrado cassado pela Anvisa. Segundo o órgão, o laboratório Melpoejo, responsável pela fabricação do medicamento há 72 anos, não conseguiu documentação que comprovasse a  eficácia e segurança do fitoterápico.

O assunto que já era polêmico ganhou ainda mais repercussão. Outro dia ao ligar a tv, dei de cara com o Eduardo Moscovis no Saia Justa, falando "cade a funchicórea?" e o mais hilário foi ouvir a Mônica  Waldvogel e o Leo Jaime debatendo o assunto:) O vídeo ainda não tá disponivel no site do GNT http://gnt.globo.com/saiajusta/episodios/_320599.shtml mas vale a pena ficar de olho, o programa  foi ao ar no dia  18 de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário