quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escolhendo a






Em março Alice começou na creche, e desde então estou para postar sobre isso, mas acontece que  ainda não consegui escrever  nada. Mentira. Na verdade comecei vários textos, o que não consegui foi dar ordem e seqüência a eles, pois são tantos sentimentos e questões envolvidas com este assunto que ficava tudo junto e misturado.

Então resolvi fazer igual ao Jack e... vou escrever por partes, ehehehehe! Este post vai ser sobre a escolha da creche. Abaixo os critérios adotados por nossa família:

1- Tinha que ser perto de casa!
Pra mim era muito importante a facilidade e praticidade de ir e vir. Queria um lugar que pudesse ir preferencialmente a pé, pois possivelmente seria eu mesma a levar e buscar Alice todos os dias.

2- Referências :) :(
Busquei informações com conhecidos, com outras mães e profissionais da área.

3- Custos $$$
Neste momento de nossas vidas, custo era fator importantíssimo.  Talvez este não seja lá um bom critério, mas faz parte da nossa realidade atual.

4- Referências de novo :) :(
Feito escolhas seguindo os 3 primeiros itens, era preciso um olhar mais apurado e técnico sobre as  escolhidas.  Contei com a ajuda valiosíssima de uma amiga pedagoga.

5- Percepção  dos pais ( pesquisas na web, conversas por tel,  visitas ao local)
Ao visitarmos a creche queremos ver tudooooo, e as vezes nem sabemos direito o que devemos dar importância, alguns critérios que me orientaram: organização, limpeza e higiene, segurança, astral dos profissionais, e especial atenção ao berçário e ao cuidador deste espaço.

6- Percepção Alice (visita)
Obviamente um bebê não vai nos dizer o que achou, mas podemos perceber por suas reações, quando gosta ou não de algo.O que me chamou muita atenção na visita foi que Alice permaneceu no bercário durante todo o tempo. Enquanto visitávamos o espaço e conversamos com os profissionais, ela ficou lá, sem chorar nem 1 vez, com 1 pessoa que nunca tinha visto na vida, e qd voltou tava com uma carinha ótima. Estava claro que ela tinha gostado:) e nos tb:):):)


Um texto que me ajudou a avaliar a creche foi da Aline Mello de Aguiar da Ama Psicologia. Segue link: http://www.facebook.com/groups/182363005159322/doc/304963536232601/


Nenhum comentário:

Postar um comentário